COVID-19 (coronavírus) AVISO

logo naranon

Rio de Janeiro, 17 de março de 2020.

COMUNICADO

Reuniões a Distância

enquanto permanecer as restrições da COVID-19 , várias reuniões à distância estão sendo realizadas conforme relação

O Grupos Familiares Nar-Anon do Brasil   tem sido consultado   sobre como os

Grupos devem comportar-se diante do  COVID-19 (coronavírus).

Membros estão preocupados sobre questões de saúde e segurança e buscam informações sobre como lidar com o problema.

Informar  sobre  questões  de  saúde  está  fora  do  propósito  que  o  Nar-Anon pode oferecer, no entanto para obter  informações mais adequadas, recomendamos que os interessados estejam atentos e sigam as orientações que as autoridades divulgam à todo instante nos meios de comunicação ou entrem em contato com as  autoridades de saúde nos níveis nacional, estadual ou municipal.

Nossa  irmandade é  a  depositária  de  experiências  compartilhadas  de  Grupos,  e funciona como centro de recursos para membros que desejam compartilhar essas experiências buscando a própria recuperação. Assim lembramos que a “Consciência de Grupo” é soberana e deve orientar através de votação a escolha de como o Grupo deverá a agir.

Compartilhando Experiências

Seguem algumas experiências que podemos compartilhar sobre como alguns Grupos começaram  a  lidar  com  o  problema.  Nossa  experiência  acumulada  nos  diz  que discutir esse tipo de problema antes que ele se torne realidade, ajuda o Grupo a se preparar para lidar com a situação de maneira racional e útil, e possibilita que mantenha seu foco no bem-estar comum, e no propósito primordial de levar a mensagem.

Alguns Grupos consideraram a possibilidade de fazer algumas alterações nos procedimentos normais de suas reuniões, que incluem o seguinte:

      1. evitar apertar e segurar as mãos;
      2. não cumprimentar com abraços e beijos;
      3. garantir que as mesas e cadeiras estejam desinfetadas;
      4. suspender, temporariamente, a cortesia de alimentos nas reuniões.

Independentemente das resoluções tomadas pelo  Grupo, cada membro é responsável por suas próprias decisões em relação à sua saúde.

Acolhimento

Alguns Grupos consideram planos alternativos para reuniões de recuperação, caso não consigam  reunir-se presencialmente, enquanto perdurar a pandemia. Os planos incluem as seguintes possibilidades:

      1. fazer uma lista de contatos e manter contato por telefone ou e-mail;
      2. acessar naranon.org.br/fale-conosco

Online

Para participar de reuniões  online informar que o membro deverá entrar em contato com o Escritório Nacional (ENSNAR), através do celular (21) 99502-3239, ou pelo e- mail   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.,   para   ser   cadastrado   e   receber   as   instruções necessárias sobre o formato de reunião.

Tradição Sete

“Precisamos lembrar que somos responsáveis pela manutenção do aluguel de nossas salas assim como da autonomia financeira de nossa irmandade”.

Os Grupos em atendimento à orientação da Tradição Sete, nas reuniões presenciais

passam a sacola da Tradição Sete, enviam suas contribuições financeiras à estrutura de serviços para manutenção da Irmandade. Na impossibilidade de poder participar de  uma  reunião  presencial  a  contribuição  poderá  ser  feita  através  de  depósito bancário na conta do Banco Itaú - Agência 0301 – Conta Corrente nº 28982-3 -  CNPJ

31609704/0001-90 , ou no site  www.naranon.org.br com cartão de crédito e ou débito.

Eventos

Os eventos devem ser adiados até que as autoridades brasileiras divulguem notícias sobre o retorno da normalidade no território nacional.

Manteremos todos informados através de nossos meios de comunicação, e-mail, site oficial do Nar-Anon e o Boletim Informativo.

Atenciosamente,

assinatura presidente

Tania
Presidente da Junta de Curadores