Não sou Membro

Por tradição,

Nar-Anon não aceita contribuições daqueles que não são membros.

"Nar-Anon é financeiramente independente, mantendo-se por meio das contribuições voluntárias de seus membros. Nós não temos taxas, mas a contribuição dos membros é para cobrir as despesas do Grupo e dos
Escritórios de Serviços.

Dentre as assim chamadas Doze Tradições de Nar-Anon. – princípios pelos quais nos organizamos como sociedade de familiares em ação –, a Sétima Tradição sugere que “Todos os grupos de Nar-Anon deverão ser totalmente autossuficientes, rejeitando quaisquer doações de fora”. Isto é, nossos grupos “devem ser inteiramente autofinanciados pelas contribuições voluntárias [e anônimas] de seus membros. Acreditamos que cada grupo deve atingir, em pouco tempo, esse ideal; que qualquer solicitação de fundos usando-se o nome de Nar-Anon é altamente perigosa (...). A experiência tem nos demonstrado, frequentemente, que nada pode destruir nosso patrimônio espiritual com tanta certeza, como discussões fúteis sobre propriedade, dinheiro e autoridade”.

A Sétima Tradição é praticada até hoje, não só pelos grupos, mas pela Irmandade como um todo, em todos os países nos quais nos estabelecemos. É plena de significados, implicações e desdobramentos.

Obviamente precisamos de algum dinheiro, mas, protegendo-nos do acúmulo de dinheiro e de fontes externas, temos obtido o necessário, entre nós mesmos, para tudo quanto desejamos e decidimos coletivamente realizar; evitamos ingerências externas que poderiam, com o tempo, desviar-nos de nosso propósito primordial; e evitamos disputas internas por poder e prestígio, além do fenômeno da corrupção.

Ainda, mantendo cada contribuição – de membros ou grupos – em um valor modesto (em alguns países é sugerido um teto), não nos tornamos ricos a um ponto perigoso. De fato, desde o surgimento, não tivemos grandes excedentes de contribuições sobre as despesas operacionais legítimas, as quais incluem, basicamente: a literatura oficial, revistas nacionais e nossos escritórios de serviços.

Ajudar a apoiar a missão continuada do Nar-Anon, contribuindo com o que puder. Por favor, lembre-se que, a fim de evitar a associação com instituições de fora, apenas os membros Nar-Anon podem doar.

Por favor, lembre-se da 7ª Tradição: "Cada grupo deverá ser totalmente autossuficiente, recusando contribuições de fora."