A doença da família
A adicção é uma doença que atinge a família. Ela afeta o relacionamento dos que estão próximos ao adicto (dependente químico). Pais, cônjuges, velhos amigos, empregadores, ficam todos preocupados devido ao seu comportamento inadequado.
O familiar se envergonha e tenta controlar o usuário, assumindo para si as responsabilidades que não lhe cabem, despertando os sentimentos de medo e culpa. Com isso nos tornamos ansiosos, criando um clima de facilitação que, sobre maneira, contribui para a progressividade da doença.
Contudo a adicção não é um caminho sem esperança.
Em nosso desespero procuramos respostas e possivelmente descobriremos, que ao compartilhar com aqueles que têm problemas idênticos, perceberemos que são os nossos próprios pensamentos e atitudes que deverão ser mudados.
No Nar-Anon aprendemos a viver um dia de cada vez; parar de criar expectativa; a lidar com nossos sentimentos; voltar o foco para nós e aplicar nossa energia onde temos algum poder, que é sobre nossa própria vida.
Codependência
Codependência é um termo usado por profissionais, que pode confundir ou contrariar a mensagem de recuperação do Nar-Anon.
O Nar-Anon colabora com profissionais e organizações de fora, mas não é afiliado a pessoas ou terapias específicas. Mantém a sua autonomia e não pode se desviar do seu propósito primordial.
Um Grupo de Nar-Anon não pode resolver os problemas pessoais de seus membros.
Sugere a quem precisa de ajuda, o encaminhamento a fontes apropriadas.