História do Nar-Anon
Os dias pioneiros dos Grupos Familiares Nar-Anon são tão antigos quanto os de Narcóticos Anônimos. Mulheres, filhos, amigos e parentes de adictos em recuperação compreenderam que também precisavam de ajuda para resolver seus problemas em relação à dependência química. Decidiram dedicar-se a um programa de Grupo Familiar. A primeira reunião do Nar-Anon ocorreu na cidade de Studio, Califórnia, na mesma hora e local da única reunião de NA. Iniciou-se com membros do Al-Anon e algumas mulheres de membros do NA.
O primeiro Grupo foi aberto por Alma B. Mais tarde transferiu-se para Los Angeles e logo em seguida para Hollywood. Os Grupos pioneiros não foram bem-sucedidos. Em 1968 o Grupo da Península de Palos Verdes foi aberto por dois membros, Louise e Margaret. Elas compreenderam que o Grupo deveria crescer e que o Nar-Anon deveria continuar. Com a ajuda de um outro membro, Agnes, elas viajaram muitos quilômetros promovendo reuniões e levando a mensagem, pela qual os Grupos deveriam ser suficientemente organizados para se manterem simples. Solicitou-se aos Grupos que enviassem contribuições para cobrir as despesas com a instalação e a manutenção do Centro de Informação que funcionava na casa de um dos membros.
Em 1971 contratou-se um advogado para legalizar o Centro de Informação. Por unanimidade, concordou-se que o nome fosse “NAR-ANON FAMILY GROUP HEADQUARTERS INC.” Foram recebidos pedidos de informação que chegavam de todos os estados americanos. Em 1982 tornaram-se financeiramente capazes de mudar para um escritório, pois havia uma real necessidade de um Serviço Mundial em função de todos os pedidos de informação que chegavam dos Estados Unidos e de outros países.
Nar-Anon no Brasil
No Brasil, a história dos Grupos Familiares Nar-Anon também não foi muito diferente. Pessoas que sentiam a profunda dificuldade de conviver com seu familiar ou amigo, dependente químico, perceberam a necessidade de ter um espaço onde pudessem compartilhar suas experiências, força e esperança.
Em 26 de setembro de 1979, o Nar-Anon surgiu na cidade de São Paulo (SP) com o Grupo Primavera, nos anexos da Paróquia de São Judas Tadeu. O Grupo Primavera foi aberto por três senhoras, duas eram mães e a outra esposa de Toxicômanos Anônimos (TA). A reunião inaugural contou com a presença de doze pessoas. Feliz acaso, se considerarmos o paralelo com nossos Doze Passos, Doze Tradições e Doze Conceitos. Posteriormente em 1990, passou a ser Grupo Familiar Nar-Anon São Judas Tadeu, nome inspirado na estação de metrô em que o Grupo se originou.
Em 28 de junho de 1984 foi criado o Grupo Regata, na cidade do Rio de janeiro (RJ), em 22 de outubro de 1985 o Grupo Semeadura, na cidade de Porto Alegre (RS), aos quais se seguiram muitos outros Grupos em diversas cidades do Brasil.
Naquela época, ao contrário do que ocorria com os Grupos de AA e Al-Anon, os Grupos de TA sofriam com o preconceito da sociedade.
Os Grupos Familiares Nar-Anon do Brasil, em 1987, criaram o primeiro Escritório Nacional de Serviço Tox-Anon (ENSTA) e em 1992 realizou-se a troca do nome de Tox-Anon para Nar-Anon, deixando de existir o ENSTA e passando a existir, com sede no Rio de Janeiro o ENSNAR (Escritório Nacional de Serviço).
Os Grupos Familiares Nar-Anon do Brasil, cujo escritório nacional está localizado na cidade do Rio de Janeiro, contava no início do ano 2000 com mais de 250 Grupos em 21 estados do Brasil.