O Grupo Nar-anon

Nossos Grupos

Nossa experiência tem demonstrado que a frequência regular às reuniões realizadas nos Grupos Nar-Anon é fundamental para a recuperação do nosso equilíbrio emocional.

Nas reuniões os familiares e amigos de dependentes químicos trocam experiências e expressam seus sentimentos. A leitura da Literatura Nar-Anon nos mantêm em contato com uma nova e adequada maneira de viver e conviver. Aqueles que desejarem podem participar de reuniões em diferentes Grupos, para, então, decidir em qual deles se sente mais confortável. Ao término de cada reunião, os participantes são lembrados de que tudo o que foi visto e ouvido merece sigilo e respeito e deve ser deixado dentro da sala onde houve a reunião.

EXPLICAÇÃO DO PROGRAMA NAR-ANON

    1. Nar-Anon é para recuperação do familiar ou amigo do dependente químico. Aprendemos a nos concentrar em nós mesmos, não no dependente.
    2. Nar-Anon é um programa espiritual, não religioso. Aceitamos a ideia de que existe um poder maior e mais sábio do que nós, a quem podemos pedir ajuda.
    3. Nar-Anon acolhe e dá conforto aos recém-chegados, que recebem material com informações sobre o Nar-Anon em sua primeira reunião.
    4. Nar-Anon sabe que a dependência química é uma doença, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde. Nar-Anon é um programa de ajuda para familiares, independentemente se o adicto continua usando ou não.
    5. No Nar-Anon aprendemos que não somos responsáveis ​​pela dependência química de outra pessoa. Nós não causamos a doença, não podemos controlá-la e não podemos curá-la.
    6. No Nar-Anon aprendemos a nos desligar dos problemas causados pelo dependente químico, mas continuamos a amá-lo.
    7. No Nar-Anon não damos conselhos. Compartilhamos nossas experiências, força e esperança. Nosso vínculo comum é que todos conhecemos alguém cujo abuso de drogas nos afeta. Mais cedo ou mais tarde, cada um de nós ouve sua própria história e aprende a rir de novo. Acreditamos que vai melhorar.
    8. Utilizamos apenas literatura Nar-Anon e a leitura diária do livro CEFE - Compartilhando Experiência, Força e Esperança nos ajuda a viver Só por Hoje. Não podemos mudar o passado ou prever o futuro.
    9. O programa Nar-Anon é baseado em seus Doze Passos, Doze Tradições, Doze Conceitos, Lemas e a Oração da Serenidade.
    10. Nar-Anon é um programa de Ação. Aprendemos a mudar nossas atitudes e isso não pode ser feito em um dia, uma semana ou um mês. Continuamos voltando, queremos manter nossa própria recuperação.
    11. Nar-Anon fornece um caminho para a serenidade e paz de espírito, mesmo que a situação em relação à dependência química não mude.
    12. Nar-Anon sugere que tenhamos um Padrinho ou Madrinha.  Um Padrinho é um membro de Nar-Anon com o qual nos identificamos e podemos compartilhar pensamentos e sentimentos fora das reuniões.