acessibilidade texto

 

História do Nar-Anon

 

Os dias pioneiros dos Grupos Familiares Nar-Anon são tão antigos quanto Narcóticos Anônimos. Mulheres, filhos, amigos e parentes de adictos em recuperação compreenderam que também precisavam de ajuda para resolver seus problemas pessoais. Decidiram dedicar-se a um programa de Grupo Familiar. A primeira reunião do Nar-Anon ocorreu na cidade de Studio, Califórnia, na mesma hora e local da única reunião de NA. Iniciou-se com membros do Al-Anon e eventuais mulheres de membros do NA.

 

O primeiro Grupo foi aberto por Alma B. Mais tarde transferiu-se para Los Angeles e depois para Hollywood. Os Grupos pioneiros não foram bem sucedidos. Em 1968 o Grupo da Península de Palos Verdes foi aberto por dois membros, Louise e Margaret. Elas compreenderam que o Grupo deveria crescer e que o Nar-Anon deveria continuar. Com a ajuda de um outro membro, Agnes, elas viajaram muitos quilômetros promovendo reuniões e levando a mensagem, pela qual os Grupos deveriam ser suficientemente organizada para se manterem simples. Solicitou-se aos Grupos que enviassem contribuições para cobrir as despesas com a instalação e a manutenção do Centro de Informação. Este Centro de Informação funcionava na casa de um dos membros.

 

Em 1971 contratou-se um advogado para legalizar o Núcleo de Informação. Por unanimidade, concordou-se que o nome fosse “NAR-ANON FAMILY GROUP HEADQUARTERS INC.” Foram recebidos pedidos de informação que chegavam de todos os Estados americanos. Em 1982 tornaram-se financeiramente capazes de mudar para um escritório, pois havia uma real necessidade de um Serviço Mundial em função de todos os pedidos de informação que chegavam dos Estados Unidos e de outros países.

 

 

 

Nar-Anon no Brasil

 

No Brasil, a história dos Grupos Familiares Nar-Anon também não foi muito diferente. Pessoas que sentiam a profunda dificuldade de conviver com seu familiar ou amigo, dependente químico, perceberam a necessidade de ter um espaço onde pudessem compartilhar suas experiências, forças e esperanças. Em 26 de setembro de 1979 algumas pessoas se reuniram na cidade de São Paulo, para criar a primeira reunião do Grupo Primavera (atualmente chamado Grupo São Judas). Alguns anos depois foi criado o Grupo Regata, na cidade do Rio de janeiro, depois o Grupo Semeadura, na cidade de Porto Alegre, RS, e a seguir muitos outros grupos em diversas cidades do Brasil. Os Grupos Familiares Nar-Anon do Brasil, cujo escritório nacional está localizado na cidade do Rio de Janeiro, contava no início do ano 2000 com mais de 250 grupos em 21 estados do Brasil.

Acessibilidade,acessibilidade 1clique o play abaixo para ouvir o texto da página. Para Libras clique no íconeacessibilidade 2na lateral direita da página e selecione o texto.